“O tema da Saga das 12 Casas foi o vento; o da Saga de Posseidon foi a água.”

   A acústica consiste na produção dos chamados efeitos sonoros, mas, por exemplo, já que se modifica o ritmo do drama por meio dos efeitos sonoros e tal, realizamos um trabalho que leva tudo isso em conta. No caso de Seiya, eu comi o pão que o diabo amassou com várias questões: como fazer o barulho de coisas sobrenaturais como o cosmo, ou melhor, de partes irreais?… Não dá para expressar a amizade entre homens por meio do som?…  (Risos.)  

   Se tivesse de dizer concretamente como faço os sons, bem, embora também haja os segredos da profissão… (Risos.) ao converter sons não tratados em material, nós os trabalhamos usando equipamentos como sintetizadores e outros aparelhos. Nos meteoros do Seiya, utilizo sons provenientes de coisas como armas de fogo, a exemplo de pistolas.

Para engendrar o som do disparo dos meteoros de Seiya, o senhor Yasuyuki Konno recorreu ao estampido de tiros de pistolas

   As técnicas secretas do Hyoga e do Ikki são feitas com o barulho de um disparo de canhão, mais impactante. Cheguei a fazer coisas como ir a um exercício da Força de Autodefesa e gravar o som dos canhões dos tanques… (Risos.) No que tange ao cosmo, uso vozes humanas. No que se refere ao sentimento em relação ao som como um todo, ele mudou a partir do estágio inicial, que foi feito com um senso de que se tratava de algo como a adolescência da ação, ficando mais e mais pesado.

   Na Saga das 12 casas, fazendo do vento o tema, empreguei com frequência sons que lembram o vento. Na Epopeia do Anel Dourado, algo como a sensação de isolamento da Escandinávia, isto é, geralmente uma imagem escura e pesada. Como a Saga de Posseidon se passa no interior do oceano, ao fazer da água o tema, tentei construir o som com o barulho das ondas. No fim das contas, os efeitos sonoros dependem da ideia, mas, apesar de tudo isso, os sons que todo mundo pode achar naturais ao ouvir são os melhores, não é verdade?

Share.

Aficionado sectário de Saint Seiya desde 1994, sou um misoneísta ranzinza. Impelido pela inexorável missão de traduzir todas as publicações oficiais da série clássica, continuo a lutar. Abomino redublagens.

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Don`t copy text!
Exit mobile version