O anime de Saint Seiya teve início em outubro de 1986. De olho no mangá desde o início, o estafe da companhia Bandai, que tencionava converter de alguma forma as “armaduras”, vestimentas com um conceito autóctone, em brinquedos charmosos, foi dando prosseguimento ao desenvolvimento dos produtos.
As armaduras, que encampam o formato de seres convertidos em temas de constelações — a exemplo de animais e aves — e se desmantelam para se tornar partes das proteções corporais, eram uma temática mais que adequada para a Bandai, famosa por brinquedos combináveis como a “Superliga” [miniaturas de Mazinger Z].
Mas a gana do estafe de produzir mais personagens que os da “Superliga” deu à luz um tipo sem precedente de artigo, que combinava a “mobilidade total do boneco” com “partes em liga metálica”. Imbuídos do desejo de que se transformassem numa série de sucesso, os produtos principais de Seiya foram batizados de “Saint Cloth Series”.
Um sucesso imenso, além da imaginação
No final de 86, as 5 armaduras dos personagens principais, Pégaso, Dragão, Cisne, Andrômeda e Fênix, foram imediatamente colocadas à venda. Por serem artigos de um tipo absolutamente novo, também havia pessoas inseguras, perguntando-se se os brinquedos venderiam ou não. Entretanto, para a surpresa geral, os bonecos evaporaram assim que foram perfilados nas vitrines das lojas!
As miniaturas se tornaram um estouro, produtos com estoque esgotado numa loja após a outra. Entre os artigos, por certo período, acabou ficando impossível achar, em qualquer loja que fosse, a armadura de Pégaso, de Seiya, o protagonista. Todos se lembram de ter visitado vários estabelecimentos à procura da armadura desejada, não é verdade?!
Filme promocional das primeiras miniaturas da série Saint Cloth
É claro que essa popularidade era compatível com a qualidade dos bonecos, mas outro fator crucial para esse sucesso provavelmente foi a realização da campanha promocional na qual era possível ganhar a “Armadura de Ouro”. Campanhas assim também foram invariavelmente realizadas nas séries posteriores, e esses artigos se tornaram um dos produtos famosos da “Cloth Series”.
Como é de conhecimento público, os objetos que viraram artigos promocionais, a exemplo do Mestre Arles e da Armadura de Odin, são itens tão cobiçados pelos fãs de Seiya que deixam até um gostinho na garganta. Então, é natural que essas pessoas fiquem animadas com a coleção.
A grande explosão de popularidade com as armaduras de ouro
Celebrando o sucesso da “Cloth Series”, foi decidida na Bandai a miniaturização das “armaduras negras”. No entanto, como se levantaram as vozes que apregoavam o encalhe dos bonecos por serem vilões, ficou decidido que eles seriam lançados no formato de versão limitada. Contudo, como as miniaturas se esgotaram num piscar de olhos, elas acabaram se tornando produtos-fantasmas, adquirindo até mesmo o status de artigos raríssimos, levando os profissionais da Bandai a lamentar a decisão de fazer apenas uma edição limitada.
Comercial legendado da série de armaduras negras. Obtendo um sucesso arrebatador, a edição limitada dos cavaleiros negros implodiu uma das máximas sagradas da indústria de brinquedos, o mito de que artigos de vilões não vendiam bem
Entretanto, graças ao êxito das armaduras negras, a Bandai obteve a convicção de que até mesmo vilões venderiam, se fossem personagens charmosos, razão pela qual a empresa determinou o lançamento de todos os 12 modelos de armaduras de ouro. Com essas miniaturas se tornando um sucesso estrondoso, o boom das armaduras alcançou seu apogeu!!
Comercial legendado das miniaturas das 12 armaduras de ouro. O sucesso paroxístico dos bonecos dos cavaleiros dourados transformou a coleção no carro-chefe das miniaturas da Bandai
O sucesso das armaduras de ouro talvez se deva à ampliação da natureza colecionável pelo fato de elas encamparem os 12 signos (afinal, queremos a armadura de nosso signo, não é verdade?). Mesmo no que tange aos artigos em si, à medida que ficaram mais esplendorosos e mais detalhados, eles foram se tornando brinquedos tão valiosos quanto um tesouro para os fãs.
Assim, após sucessivos lançamentos, por meio das nove miniaturas das escamas, a série Saint Cloth se completa nesta primavera! Com mais de 50 artigos lançados ao todo, trata-se de um trabalho monumental, um feito indelével!!
Propaganda legendada das miniaturas dos guerreiros-deuses. As vestes divinas foram originalmente delineadas pelos profissionais da Bandai, facilitando a miniaturização
Dos produtos relacionados à série de armaduras, o único brinquedo que permite a diversão na mesma escala das miniaturas é o Saint Coliseu (R$ 322,92). Possibilitando a exposição de vários itens, é um colossal palco de batalha!
Conta-se que, na época de campanhas como a do Mestre Arles e a da Armadura de Odin, como o número de inscrições foi grande demais, a concorrência acabou ficando incrivelmente acirrada, razão pela qual trovejavam telefonemas todo santo dia na Bandai, ligações que diziam coisas como: “Não importa quantas cartas eu mande, não sou contemplado” e “Ei! Vocês estão mesmo fazendo a loteria aí?”
Se tiver algum destes itens, você é incrivelmente sortudo!
1º item: Armadura de Ouro
A armadura dourada de Sagitário, que a turma de Seiya disputou nas sagas da Guerra Galáctica e dos cavaleiros negros (na verdade, a forma fora disfarçada a fim de enganar os inimigos), foi o primeiro prêmio.
A conversão no modelo da constelação era possível, e todo o corpo era confeccionado em plástico.
2º item: Urnas Saint Cloth
O segundo prêmio foi o aparecimento das urnas das armaduras, cofres capazes de armazenar as partes das vestimentas (claro, não acomodava os pedestais).
Podia-se ganhar qualquer um dos cinco modelos, Pégaso, Dragão, Cisne, Andrômeda ou Fênix.
3º item: Mestre Arles
Surfando no boom das armaduras de ouro, o prêmio do Mestre Arles foi o mais quente da série! Por ser um prêmio excelso, que trazia o boneco do homem sombrio e os trajes de Arles junto com o trono de ouro, era natural que todo mundo o quisesse!!
4º item: Armadura [veste] de Odin
O prêmio da campanha da saga de Asgard foi a armadura de Odin, que, por assim dizer, é a “armadura dourada da Escandinávia”!
Trata-se de um presente charmoso, que tinha todo o corpo coberto por um sublime revestimento, um chapeado que evocava o gelo, e estava equipado com a famosa espada Balmung.
5º item: Armaduras Negras
Os últimos artigos promocionais da série de armaduras foram os populares cinco cavaleiros negros (1 unidade sortida).
Como se tratava de uma versão negra das novas armaduras, elas não apareceram no anime, tornando-se, ao contrário, prêmios com a imagem próxima das armaduras negras do mangá.