Saint Seiya Cosmo Special — Compilação Especial da Shūkan Shōnen Jump, Shūeisha
As Crônicas das Grandes Guerras Santas
O grande número de guerras santas que têm se desenrolado desde tempos imemoriais… Uma parte delas enfim virá à tona!!
Preparando as provisões para a guerra santa que está por vir, a Fundação Graude veio conduzindo uma investigação em mitologias e ruínas históricas do mundo. Em consequência desses esforços, mitos e lendas transmitidos em todas as localidades do mundo, fatos derivados de uma espécie de Hipermito, vieram à luz. Esse Hipermito consiste…
Para falar do “Hipermito”, que versa sobre as guerras santas, é preciso retroagir a uma época anterior à longínqua era da mitologia, ao instante do nascimento do universo. O “Hipermito” teve início nessa hora.
O BIGUE-BANGUE, A GIGANTESCA EXPLOSÃO
O nascimento do universo
Liberados pelo Bigue-Bangue, os fragmentos da “Grande Vontade” colidiram no universo, tornando-se cintilantes estrelas no espaço e formando o cosmos que habitamos.
O nascimento da vida
De acordo com o Hipermito, na Terra, uma das estrelas em que a Grande Vontade se alojou, primeiro surgiu Gaia, seguida por Urano e Ponto, e a vida teve início. Considera-se que a vida que germinou no planeta foi progredindo para a figura das divindades, e finalmente os seres humanos nasceram.
ERA DOS DEUSES
Zeus, Hades e Posseidon
Quando um grande número de humanos passou a nascer na Terra, surgiram entre eles aqueles que fizeram despertar a Grande Vontade no interior de seus corpos. Se considerarmos que a manifestação do cosmo é algo que se dá pelos 7 sentidos, a Grande Vontade pode ser designada como um supersentido que está muito além deles.
Então, surgiram as 3 primeiras pessoas capazes de manifestar a Grande Vontade. Chamados de Zeus, Hades e Posseidon, eles foram venerados como deuses pelo povo, expandindo sua autoridade.
Por fim, Zeus passou a reinar sobre o Céu e a Terra, ao passo que Posseidon governava os mares e Hades, o mundo dos mortos.
O nascimento de Atena
Na mitologia grega, considera-se que Atena nasceu quando a cabeça de Zeus se partiu; no entanto, o Hipermito não traz uma descrição clara das circunstâncias de seu nascimento.
Na parte concernente ao nascimento, também há uma teoria na qual a verdadeira missão de Atena está escondida…
O desaparecimento de Zeus
É dito que, certo dia, ao confiar a Terra a Atena, Zeus sumiu rumo aos confins do firmamento.
Posseidon começa a se preparar para atacar a Terra
Ao saber do desaparecimento de Zeus, Posseidon iniciou as provisões para tomar de Atena o posto de deidade principal da Terra. Para esse fim, guerreiros poderosos dos 7 mares foram arregimentados, combatentes posteriormente batizados de marinas.
Segundo o Hipermito, aquele que de alguma forma está ligado ao bigue-bangue, o gatilho do nascimento do universo, é Crono. A mitologia grega considera que Crono é a entidade que ocupa a posição de pai de Zeus, mas…
Mas o que é a Grande Vontade!?
A Grande Vontade vaga pelo universo
É dito que, dispersada no cosmos pelo bigue-bangue, a Grande Vontade vagou pelo universo na forma de uma flecha de luz, acabando por se tornar um planeta. Então, onde será que essa Grande Vontade nasceu!?…
Os mitos do mundo e o Hipermito
No Hipermito, as divindades que surgiram na profusão de religiões que se espalharam pelo mundo são todas consideradas seres humanos que manifestaram a Grande Vontade no interior de seus corpos.
Em outras palavras, poder-se-ia dizer que todos os mitos sem relação com a mitologia grega se originaram do Hipermito.
Posseidon, o deus soberano dos mares
Posseidon erigiu seu reino no fundo do mar, mas também sempre sonhou com o domínio da Terra. A mitologia grega diz que Posseidon tinha o dom de criar vários seres vivos. Acredita-se que os episódios relativos às escamas dos marinas tenham se transfigurado nessas histórias.
“BIGUE-BANGUE”, A ORIGEM ULTRAMISTERIOSA DO UNIVERSO
O período anterior ao bigue-bangue está envolto em mistérios
O bigue-bangue, o ponto de partida do Hipermito… que espécie de mundo existia antes dele? Será que ele tem alguma relação com o Hipermito? Até os tempos contemporâneos, dizem que não existe ninguém que conheça o mundo anterior à grande explosão.
Atena possui uma armadura!?
De acordo com os mitos da Grécia, portando um escudo e uma lança, Atena nasceu com uma veste protetora e um elmo. Se essa descrição estiver correta, podemos pensar que Atena envergava uma armadura.
Como o escudo já apareceu, está próximo o dia em que a armadura de Atena aparecerá!?…
Para onde foi Zeus?
Zeus, o deus onipotente que desapareceu subitamente. Por que ele sumiu por completo? Por que ele confiou a Terra a Atena? Qual será seu verdadeiro objetivo?
No Hipermito, a existência de Zeus é repleta de mistérios; é dito que, quando as indagações sobre ele forem solucionadas, o verdadeiro Hipermito será revelado.
A invasão de Posseidon à Terra (a primeira guerra santa)
Aspirando à posição de deidade principal da Terra, Posseidon, o deus soberano dos mares, iniciou a invasão à Terra, governada por Atena. Os combatentes terrestres se mostraram impotentes diante do poder de luta avassalador dos marinas, os guerreiros do Imperador do Oceano.
Dizem que, nessa época, Hades assistia à carnificina com interesse nas profundezas do mundo dos mortos.
A completude do forte Atlântida
Como base para suas investidas contra a Terra, Posseidon erige o forte Atlântida na superfície do Oceano Atlântico. Com a completude de Atlântida, os ataques do deus foram ficando mais e mais violentos.
ERA DOS DEUSES
O nascimento dos cavaleiros
Como a maioria dos guerreiros famosos da Terra sucumbiu à violenta ofensiva de Posseidon, a figura de garotos muito jovens passou a ser vista com frequência nos campos de batalha. Pelo fato de Atena abominar armas, os jovens utilizavam seus próprios corpos para combater.
Compadecida com os ferimentos sofridos pelos garotos, a deusa lhes concedeu proteções batizadas de armaduras. Os jovens que envergavam esses trajes foram chamados de cavaleiros.
A derrocada de Posseidon
Revertendo a vantagem numérica imposta até então graças à criação dos cavaleiros, Atena instou Posseidon a renunciar a sua ambição e voltar para o mar. No entanto, ao ignorar o apelo da deusa, Posseidon se entrincheirou com os marinas em Atlântida, passando a causar enormes inundações e grandes terremotos, uma hecatombe que tirou muitas vidas.
Furiosa, Atena despachou 8 cavaleiros para o forte. Devastando Atlântida ao fim de uma batalha atroz, os 8 acabaram por mandar o continente para o fundo do oceano.
A luta com os gigantes (Gigantomaquia)
Quando Atena e os cavaleiros colocaram fim à enésima guerra santa, quem ameaçou o Santuário foi o clã dos gigantes. Absolutamente desconhecida, a existência da família de gigantes está envolta num véu de mistérios. Contudo, parece que seu poder de luta sobrepujava até mesmo o dos cavaleiros de Atena.
No que tange aos gigantes, é dito tanto que foram trazidos de um mundo anterior ao bigue-bangue por Hades, o Imperador do Submundo, quanto que isso foi obra do onipotente Zeus. Vista como um evento extrínseco às guerras santas, a batalha com os gigantes é chamada de Gigantomaquia (em grego, luta com os gigantes).
O cataclismo do continente Mu
Por volta da época da Gigantomaquia, o continente Mu, considerado a terra natal das armaduras, acabou indo a pique nas profundezas do Oceano Pacífico. Com a submersão do continente, a maior parte das vidas dos alquimistas foi perdida junto com as armaduras em confecção. A verdade sobre o cataclismo do continente ainda continua obscura.
Marinas, os soldados invencíveis
Alcunhadas de escamas, as vestimentas que revestem os corpos dos marinas são constituídas de oricalco e repelem todas e quaisquer armas da Terra. Por não haver na superfície terrestre proteções capazes de rechaçar os golpes dos marinas, os guerreiros terrestres foram sucumbindo aos combatentes do mar.
A partir das invasões de Posseidon à superfície terrestre, os conflitos deflagrados por forças que manifestaram a Grande Vontade foram cognominados de guerras santas.
Com a descida da deusa Atena à Terra — quando o mundo é conspurcado pelo mal —, têm início os estágios preparatórios das guerras santas, e os cavaleiros de todos os confins da Terra começam a se congregar no Santuário por ordens do Grande Mestre.
Ao que parece, essas conflagrações eclodem, aproximadamente, em períodos de 250 anos.
As constelações são as plantas estruturais das armaduras?…
As 88 constelações que fulguram no céu noturno, que se acredita terem surgido em função da imaginação de Atena, aparentemente também podem ser consideradas os croquis de confecção das armaduras.
Acredita-se que o fato de as armaduras não poderem ser envergadas por usuários que não possuam as mesmas constelações-guardiãs dos trajes tenha relação com essa origem.
Cerca de 7 gerações após a primeira guerra santa, o templo dedicado a Atena foi erigido nas imediações da atual cidade de Atenas. Pouco tempo depois, quando as 12 Casas e demais dependências foram construídas em volta do edifício, antes que alguém se desse conta, a região do templo de Atena passou a ser chamada de “Santuário”.
Os cavaleiros, os combatentes da justiça e da esperança, finalmente vêm ao mundo!
A luta com os gigantes
De acordo com a mitologia grega, traduzindo-se numa luta na qual os gigantes, criados secretamente por Gaia, a deusa da Terra, numa caverna ao norte da Grécia, desafiaram os deuses, a Gigantomaquia é considerada um evento no qual os deuses do Olimpo, a começar por Zeus, foram compelidos a travar a guerra mais encarniçada de sua história.
Além disso, conforme os mitos da Grécia, a batalha na qual Encélado, o último dos gigantes, é derrotado por Atena também pode ser descrita como uma passagem fascinante.
Atlântida — o forte
Consistindo numa gigantesca cidadela erigida por Posseidon na superfície marítima, foi chamada de forte-continente em virtude de seu tamanho descomunal. No tocante a seu poder defensivo, dizia-se que, “mesmo que várias dezenas de milhares de soldados fossem empreendidas, seus esforços provavelmente seriam em vão”.
Sua existência foi transmitida à posteridade com o nome de continente da Atlântida.
A ardente batalha dos deuses… Isso é uma guerra santa!!
As armaduras são?…
Dizem que as armaduras envergadas pelos cavaleiros foram construídas pelos alquimistas do continente Mu sob as especificações de Atena. Como foram utilizados oricalco, gamânio e pó de estrelas em seu material constituinte, são capazes de se regenerar de danos de médio porte.
Além disso, como as urnas em que são armazenadas consistem numa espécie de sistema de suporte à vida, ao que parece, por terem sido concebidas para o uso exclusivo de suas respectivas armaduras, elas foram dotadas do poder de acelerar a capacidade de autorregeneração dos trajes.
A origem dos guerreiros azuis remonta aos cavaleiros
Ao derrotar Posseidon, Atena confinou seu espírito nas terras do Polo Norte. É dito que, a fim de vigiar a alma do deus, alguns cavaleiros rumaram para a região, se estabeleceram e fundaram uma nação. Acredita-se que eles posteriormente se tornaram os guerreiros azuis.
Mu é originário do continente Mu?…
Como as armaduras em produção e a arte de reparar os trajes acabaram se perdendo devido ao cataclismo do continente Mu, atualmente, o cavaleiro dourado Mu de Áries, residente em Jamir, é o único homem capaz de restaurar armaduras sagradas.
A partir desse fato, também existe a teoria de que Mu seja um descendente desse continente perdido, mas…
A luta com Ares
De todas as numerosas guerras santas, é dito que a mais terrível foi a batalha com Ares, o deus da guerra. Ares é tido como a mais atroz das divindades. Semeando conflitos em todas as partes do mundo, ele incitava as pessoas a guerrear.
Subdivididas em quatro unidades, “Chamas”, “Fogo”, “Terror” e “Calamidades”, as tropas de Ares eram alcunhadas de berserkers, e é dito que causavam destruição e massacres intermináveis.
A crise dos cavaleiros
Dizem que a guerra entre as 4 tropas de berserkers e os cavaleiros de Atena se prolongou por uma eternidade. Há registros de que o número de cavaleiros que participaram da guerra nessa época foi de 58 combatentes.
Esse era o contingente total de cavaleiros à época (a propósito, conta-se que, como mesmo nos dias atuais, o exército de 88 cavaleiros jamais foi totalmente arregimentado, algumas armaduras permanecem sem dono) e, com os esforços de cada cavaleiro de bronze, prata e ouro se mostrando em vão, a desvantagem na batalha se tornou flagrante e, um após o outro, os cavaleiros foram sucumbindo aos punhos enlouquecidos dos berserkers.
ERA DO CAOS
A derrota de Ares
Atena permitiu que o Cavaleiro de Libra usasse as armas na guerra. Com as armas de Libra em mãos, os cavaleiros arrasaram os berserkers num piscar de olhos. Conta-se que, ao ter suas tropas aniquiladas, Ares fugiu, procurando refúgio no mundo dos mortos.
ERA DOS HUMANOS
A descoberta da Ilha Rainha da Morte
Certo dia, numa ilha logo abaixo da linha do Equador, um cavaleiro descobriu uma grande quantidade de urnas de armaduras desconhecidas. Consistindo num fragmento do continente Mu, a ilha na qual essas caixas repousavam mais tarde seria batizada de Ilha Rainha da Morte.
A interdição da Ilha Rainha da Morte
Deplorando o fato de os cavaleiros negros usarem os punhos dos cavaleiros em prol de ambições pessoais, Atena acabou por interditar a Ilha Rainha da Morte. Até que o bloqueio fosse rompido por Ikki, a existência dos cavaleiros negros sequer havia sido confirmada.
A guerra santa anterior
A mais recente das guerras santas ocorreu há 243 anos. Dizem que os 79 cavaleiros arregimentados na época foram o maior contingente da história, mas, com pouquíssimas vidas sendo poupadas, atualmente, o Cavaleiro de Libra, Dōko, dos Cinco Picos Antigos, é o único sobrevivente do conflito.
Apesar de ter sido uma luta cruel na qual a maior parte dos cavaleiros perdeu a vida, dizem que não passou de um presságio da guerra santa que está para eclodir. Que diabo acontecerá na próxima guerra santa!?…
ÉPOCA ATUAL
A purificação do Santuário
Objetivando expurgar o mal que contaminava o Santuário, Atena (Saori Kido) embarcou para a Grécia em companhia dos 5 cavaleiros de bronze, depurando o refúgio.
Hades e Ares
De acordo com a mitologia grega, Hades era um dos poucos apoiadores do brutal Ares. O fato é que muitas das pessoas vitimadas nas guerras causadas por Ares hão de se tornar habitantes do reino dos mortos, governado por Hades.
Além disso, parece que Hades também está por trás dos conflitos de Ares e Atena.
Qual é o objetivo de Hades, que age por trás das cortinas das guerras santas?
Os cavaleiros misteriosos
É de conhecimento geral que o número total de cavaleiros é de 88 combatentes, mas não se sabe muito quantos são os cavaleiros de cada classe. Por fazerem das 12 constelações eclípticas suas estrelas-guardiãs, os cavaleiros dourados são 12. Os cavaleiros de prata consistem em 24 guerreiros, o dobro. Também é dito que o grupo dos cavaleiros de bronze é constituído por 48 cavaleiros.
Entretanto, mesmo que somemos esses números, obtemos um total de não mais que 84 cavaleiros. Quem serão esses outros 4 cavaleiros?…
O primeiro homem a envergar a armadura de Fênix
Para o portador da armadura de Fênix, a mais poderosa de todas as vestimentas de bronze, é imprescindível possuir o cosmo necessário para extrair o poder do traje. Por essa razão, até hoje, dizia-se que jamais surgiria um cavaleiro capaz de envergar essa armadura; contudo, enfim apareceu um homem capaz de vesti-la. E esse homem não é outro senão Ikki.
O que Dōko está observando?…
A última guerra santa, quando o mal que maculava este mundo foi repelido graças ao nobre sacrifício de muitos cavaleiros, chegou ao fim com Atena selando os espíritos malignos. E o homem encarregado da vigília desses espíritos malévolos foi Dōko, um dos sobreviventes do conflito.
Quando pensamos que alguém tão poderoso quanto Dōko precisa ficar em contínua vigilância, podemos depreender que os espíritos selados são bastante poderosos.
Supõe-se que os cavaleiros de ouro deveriam proteger a justiça, mas…
O interessante na depuração do Santuário por Atena, Saori Kido, é que havia cavaleiros de ouro que se atreveram a ficar do lado do Papa apesar de conhecer sua maldade. Os cavaleiros são os guerreiros da justiça que protegem a deusa Atena.
Dever-se-ia dizer que a existência de cavaleiros dourados — que figuram no topo da hierarquia desses combatentes — com a visão extremista de que “o poder é justiça” é mais do que uma aberração. O que terá plantado o germe da maldade em seus corações?…
A armadura dourada de Libra é usada como uma arma
Ao se desmantelar, o traje de Libra se converte em 6 variedades de armas, totalizando 12 artefatos. No entanto, os cavaleiros, que utilizam seus próprios corpos como armas, não têm permissão de usá-las.
É somente quando Atena e o Cavaleiro de Libra admitirem que as armas serão utilizadas por uma causa justa que elas poderão ser empunhadas pelos cavaleiros.
Ainda que analisemos a história das guerras santas que ocorreram no passado, a luta com os berserkers foi a única ocasião confirmada em que a armadura de Libra foi utilizada como arma.
Qual será a verdadeira missão dos cavaleiros negros?
As armaduras negras são?…
Dizem que, dentro das urnas descobertas na Ilha Rainha da Morte, estavam acondicionadas armaduras negras. No entanto, nenhum cavaleiro de Atena jamais tentou envergá-las. Conta-se que, no decorrer do tempo, indivíduos como combatentes despojados do título de cavaleiro e homens incapazes de se sagrar cavaleiros por só terem adquirido um poder superficial se reuniram na Ilha Rainha da Morte, vestindo esses trajes.
Por que Guilty usa uma máscara?…
Impondo-se a um cavaleiro que detém um grande poder a obrigação de usar uma máscara, a Ilha Rainha da Morte é selada. O usuário da máscara deve continuar a combater os cavaleiros negros que tentem desfazer o bloqueio.
Que cavaleiro era o antigo Grande Mestre?…
O Papa assassinado por Saga é um cavaleiro de ouro que sobreviveu à última guerra santa ao lado de Dōko. Mas até agora não foi esclarecida a indagação de qual era a constelação desse cavaleiro.
Será que poderia estar aqui a chave para solucionar os mistérios da última guerra santa!?…