A triste batalha! O amor de mestre e discípulo que feneceu nos campos de gelo
Mas que diabo aconteceu no Santuário?! Seiya e seus amigos foram ao encontro dos seus respectivos preceptores, mas quem recebeu Hyoga não foi a pessoa do mentor, e sim um avatar de maldade
Quando Hyoga regressou à vila, a aldeia estava em ruínas e não havia sequer uma alma viva. Diante de um Cisne atônito, surgiu Jacó. O garoto lhe diz que o Cavaleiro de Cristal já não era o homem justo de outrora e que os moradores estavam sendo obrigados a construir uma pirâmide de gelo por ordem do Santuário.
No momento em que Hyoga tenta resgatar os aldeões, o Cavaleiro de Cristal se interpõe em seu caminho, e a batalha entre mestre e aprendiz não pode mais ser evitada!
Seiya também corre em auxílio de Hyoga, mas, frente ao tenso espírito de luta emanado pelos dois, não há como interferir. É o conflito de Pó de Diamante contra Pó de Diamante.
Recuperando a lucidez com esse choque de forças, o já debilitado Cavaleiro de Cristal dispara o Pó de Diamante com todo o seu poder. Mas o alvo não era Hyoga, e sim a pirâmide de gelo.
Os gritos de Hyoga ecoam na direção do Cavaleiro de Cristal, que consumiu todas as suas forças.