O Diário de Trabalho do Produtor Kōzō Morishita
O panfleto do terceiro filme da série, A Lenda dos Jovens Carmesins (A Batalha de Abel) presenteou os fãs da série com a publicação do diário de trabalho de Kōzō Morishita, co-produtor do longa-metragem.
Trata-se de registros valiosos do andamento dos trabalhos, notas auto-explicativas sobre as fases da confecção de um anime.
Obs.: traduzida em 2007, esta publicação foi redigida sob a égide do Acordo Ortográfico vigente à época.
15 de fevereiro de 1988 (sala de conferências do Q.G. da Tōei)
Está decidido! Saint Seiya neste verão! Um longa-metragem com 75 minutos de duração deve ser finalizado até o dia 10 de julho! O prazo para produzi-lo é de 5 meses! “Que absurdo! Terminar um filme de 75 minutos em 5 meses!…”
Subitamente, fico pálido e nervoso. Nessa hora: “Mas o quê!? Este cosmo quente… Senhorita Saori… a Atena… Muito bem! Que o meu cosmo se acenda!”
Quando consinto satisfeito, posso ver um sorriso em todos os presentes.
16 de fevereiro (Kurumada Production)
Vim visitar o mestre Masami Kurumada. Já é o terceiro filme, mas fico boquiaberto com as novidades, as idéias que transbordam do seu cérebro… O homem é uma verdadeira fábrica de idéias!
18 a 20 de fevereiro (Platô Izu)
Num quarto do Hanafubuki, uma hospedaria do Platô Izu, o silêncio perdura como se pudesse se mesclar à calmaria matutina da chapada. O roteirista Yoshiyuki Suga transpôs a madrugada completamente absorto numa introspectiva meditação.
Uma aura se eleva de trás do sr. Suga… “Consegui! é isto… Neste verão… A Lenda dos Jovens Carmesins!”
Na manhã do terceiro dia, o roteiro finalmente está terminado.
15 de março (estúdio Tōei Dōga)
Após entregar-lhe um fardo com 12 latinhas de Coca-Cola, que comprei na Rogers por 1 real cada, indago ao diretor Yamauchi, que estava confinado no ateliê do estafe: – E então, quantas páginas?
– É um rascunho. 100 páginas…
– Incrível! Só podia ser vo… Onde está? Deixe-me dar uma olhadinha – respondo.
Apontando com a cabeça, o diretor Yamauchi só balbucia: “Aqui…”
25 de março (Araki Production)
O esboço do mestre Kurumada e o character design do senhor Shingo Araki: eis a gênese do irmão mais velho de Saori, o lendário deus do Sol Abel!
11 de abril (Kurumada Production)
Festa! O storyboard está pronto! A aura que o mestre Kurumada emana ao conferi-lo… Temos nossos esforços recompensados por seu sorriso meigo.
13 de abril (estúdio Tōei Dōga)
Com 10 dias de atraso em relação ao cronograma, a animação finalmente tem início. A tensão jorra dos olhos do senhor Shingo Araki, o diretor de animação, que analisa as 1.218 seqüências do storyboard.
Inexorável, o briefing com o diretor Yamauchi para acertar os desenhos começou.
25 de abril (estúdio Tōei Dōga)
Numa sessão privada, assisto a uma prévia de 90 segundos. Confrontado pelo poder de Saint Seiya bailando na telona, mais uma vez, me dou conta da magnitude dos desenhos do senhor Araki e da habilidade do diretor Yamauchi.
28 de abril (Columbia Records)
De acordo com o resultado da audição, Hitomi Tōyama, mais conhecida como “Penny”, será a cantora da música-tema.
As vozes de Hitomi Tōyama e Oren Waters se mesclaram de forma sinestésica à animação
9 de maio (Los Angeles)
Tema do longa-metragem, a canção YOU ARE MY REASON TO BE é gravada.
23 de maio (estúdio Tavac)
O ajuste da trilha sonora entre o diretor Yamauchi e o compositor Seiji Yokoyama se estende por horas a fio. Nada de almoço…
A dedicação do maestro Yokoyama a Seiya me deixa encantado… E a esposa dele também é uma grande fã.
O rumor de que não há espaço para ficar no escritório do maestro em virtude dos brinquedos, pôsteres e artigos dos cavaleiros também…
6 de junho (estúdio Tōei Dōga)
Aumenta o material para a promoção do filme. Ferrenha, a cobertura das revistas especializadas se intensifica. Fico perplexo com a amplitude do afã pelo filme de Seiya, uma sanha que provém de todas as direções.
Com a inspeção das imagens-chave e a etapa de verificação de cenários, células e temporização interna das seqüências, a sala do estafe até parece um campo de batalha…
15 de junho (estúdio Tōei Dōga)
O processo fotográfico começa para valer. Só me resta ficar admirado com a juventude e o vigor dos diretores assistentes e auxiliares da produção, que continuam a trabalhar sem pregar os olhos.
23 de junho (estúdio Tōei Dōga)
As 1.218 seqüências, todas as fotos foram concluídas. Memorável, hoje é o dia mais feliz para nós que fazemos o filme. Estamos todos tomados por uma forte sensação de dever cumprido.
24 de junho (estúdio Tōei Dōga)
A edição do filme vara a noite. Depois de passar a semana inteira dormindo apenas duas ou três horas, o diretor Yamauchi está cambaleando… contudo, queimando seu último cosmo, ele continua pensando em cada detalhe na deliberação do material para a propaganda do longa-metragem.
Às 3 horas da manhã de hoje, durante a quarta exibição diária do filme, era possível ouvir o agradável ruído emitido pelo cochilo dos membros do estafe. No entanto, o diretor Yamauchi persistiu. Na verdade, seus olhos estavam mais brilhantes…
Fazendo jus a um dos melhores filmes da história da animação, o trailer oficial de A Lenda dos Jovens Carmesins [A Batalha de Abel] é magnífico
25 de junho (estúdio Tavac)
Aleluia! Aproveitando a folga de várias horas, entramos na dublagem. Estou no Tavac de Shinjuku. Tōru Furuya, dublador do Seiya, Keiko Han, que interpreta a Saori… Um após o outro, os atores regulares da série chegam ao estúdio.
O senhor Taichirō Hirokawa, ator que dará voz a Abel, entra na casa, e a dublagem finalmente começa! Com um elenco inigualável, os trabalhos avançam às mil maravilhas.
30 de junho (Sound Inn — estúdio A)
Embalada pelo bom humor do maestro Seiji Yokoyama e sua torrente de piadas, a gravação da trilha sonora do longa-metragem tem início. A sucessão de melodias deflagra o sentimento profundo de que isto, sim, é um filme.
3 a 5 de julho (estúdio Tavac)
O estágio final da animação, que consiste na mixagem das falas com a sonoplastia e a trilha sonora, foi iniciado no estúdio Tavac. Até a fisionomia do diretor Yamauchi, acomodado na sua cadeira… Repleto de tranqüilidade, é o rosto sereno de quem se livrou daquele pandemônio de duas semanas atrás.
Ao sinal de teste do senhor Hatano, o engenheiro acústico, as fitas rodam todas ao mesmo tempo. Que visão magnífica! É absolutamente espetacular! Seiya, Saori, o filme… todos vão recebendo sopros de vida…
13 de julho (sala de exibição privada do estúdio de filmagem da Tōei Dōga)
O fragor dos aplausos não cessa, as ovações… A primeira exibição do filme finalizado finalmente terminou. Para nós que fazemos filmes, este momento é tudo! Não importa o quão excruciante tenha sido, mesmo que haja contratempos insolúveis, tudo agora é passado. Para terminar um filme, adversidades que desafiam a imaginação e partes que demandam a paciência de Jó existem em profusão. No entanto, a magia do momento que fica pronto e anunciamos ao pessoal…
Diretor Yamauchi, membros da equipe, vocês trabalharam duro. Recebam o meu muito-obrigado!