Saint Seiya Cosmo Special — Compilação Especial da Shūkan Shōnen Jump, Shūeisha
Os cavaleiros têm os trajes que indumentam seus corpos decididos pelo destino das estrelas e são agraciados com uma das três variedades de armaduras (bronze, prata e ouro) de acordo com seu poder de luta individual.
Cavaleiros de Bronze: Guerreiros Invencíveis
Entre os 88 cavaleiros, a classe mais numerosa é a dos cavaleiros de bronze. Já que a maioria realiza seu treinamento sob a custódia de cavaleiros de prata ou de ouro, são pessoas que deveriam ser chamadas, por assim dizer, de cavaleiros de primeiro grau.
Ainda assim, no que tange a seu poder destrutivo, possuem uma força capaz de desintegrar rochas com apenas um golpe e uma velocidade que transcende mach 1. Seu protetor de cabeça, as ombreiras, o peitoral, o cinturão e as joelheiras são partes emblemáticas.
Cavaleiros de Prata: Poder Avassalador
Os guerreiros que estão uma posição acima dos cavaleiros de bronze no ranking. Não são poucos os que se encarregam da tutela de cavaleiros de bronze e de aspirantes a cavaleiro.
Geralmente, é dito que a disparidade entre as habilidades de luta dos cavaleiros de prata e dos cavaleiros de bronze é tão grande quanto a distância entre o céu e a terra.
Podemos dizer que as características especiais das vestimentas de prata repousam no fato de as partes que cobrem o corpo serem mais numerosas que nos trajes de bronze e na linda resplandecência emitida por seu tronco prateado.
Cavaleiros de Ouro: Os Lutadores Supremos, que Guardam as 12 Casas
Aqueles que se situam no cume da hierarquia dos 88 cavaleiros são os cavaleiros de ouro. Como são dotados de ataques à velocidade da luz, ocultam o poder para executar os decretos do Santuário de forma independente, razão pela qual um encontro destes homens é praticamente impossível.
Envolvendo todo o corpo destes guerreiros, cada uma das armaduras áureas encampa a forma de uma das 12 constelações eclípticas.
Grande Mestre
Como se trata de alguém que figura no topo de todos os cavaleiros, aquele que, entre os cavaleiros de ouro, congrega benevolência, sabedoria e coragem é escolhido, herdando do Papa anterior o egrégio cargo de pontífice.
A alternância do cargo frequentemente ocorre às vésperas das guerras santas (aproximadamente, em períodos de 230 a 250 anos). Atualmente, o trono do Papa está vago.
Combatentes que Desafiam os Cavaleiros
Marinas: Os Guerreiros que Governam os 7 Mares
Os combatentes encarregados de proteger Posseidon, que governa o mundo marinho, e seu palácio, o Templo Submarino, são os marinas. Eles cobrem seus corpos com vestimentas batizadas de escamas, e é dito que seu poder de luta não deixa nada a desejar em relação aos cavaleiros de Atena.
Os guerreiros mais poderosos das hostes de marinas são chamados de generais e cada um deles protege um dos sete mares.
Cavaleiros Negros: Os Emissários das Trevas
Homens que, no passado, foram renegados até mesmo por Atena ao empregar os golpes dos cavaleiros, que deveriam ser usados pela justiça, unicamente em prol de suas ambições pessoais. Esses são os cavaleiros negros.
Estabelecendo sua base na Ilha Rainha da Morte, são execrados até mesmo entre os cavaleiros.
Guerreiros Azuis: A Tropa mais Poderosa do País do Gelo
Na época da mitologia, os guerreiros azuis eram a tropa mais poderosa que reinava na região centrada no Polo Norte. Com a crença de que haviam sido extintos vários séculos atrás devido às extremas condições climáticas, sua existência, bem como a de sua terra natal, Grau Azul [Blue Graad], se tornou uma fábula; entretanto, alguns poucos sobreviveram na região do permafrost.