O Filme da Abertura
Dizer que o grau de perfeição do filme desta abertura ditou a popularidade da série de TV provavelmente não seria um exagero. Afora a beleza dos personagens, que receberam em cada fio de cabelo uma devoção de corpo e alma, a magia do senhor Araki e da senhora Himeno se condensa em quesitos como a visão dos escombros caindo e na ação apologética.
A junção desse magnetismo ao audacioso e poderoso storyboard do senhor Kōzō Morishita, o diretor-chefe da produção, faz do filme um trabalho louvado por muitos como obra-prima, inclusive hoje em dia. Com uma complexa tecnologia de processamento óptico, devemos ressaltar o deslumbrante acabamento, no qual se despendeu todo tipo de técnicas, como a múltipla exposição.
Quando se fala da magia da animação produzida pela combinação Araki-Himeno, há um elemento que é impossível olvidar: o movimento das cabeleiras. Graças à idiossincrática movimentação, ainda que não haja um deslocamento ostensivo dos desenhos em si, eles não apenas têm o condão de prender a atenção dos telespectadores à tela mas acabam por retratar até mesmo o cenário mental dos personagens.
Nem a notável casualidade da representação pode impedir a percepção da prodigiosa habilidade da dupla.
A Renovação das Armaduras
Com o início da Saga de Posseidon nos quadrinhos, fica estabelecido que as armaduras da turma de Seiya serão renovadas e, seguindo essa diretriz, o design das vestimentas e as fichas dos personagens também passam por uma renovação no anime. As novas fichas são utilizadas a partir do episódio 74.
O Filme da Segunda Abertura
O introito da Saga do Norte da Europa serviu de gatilho para a mudança do tema sonoro e também para a reformulação do filme da abertura. Mais veloz e aguçada, a animação é aprazível.
Mediante a substituição de certas cenas, esta abertura também foi utilizada na Saga de Posseidon.