“Trata-se de uma produção felizarda, na qual as pessoas do estafe dão valor à música.”
Trilha Sonora
Considerando que eu já havia trabalhado, em programas diferentes, com o senhor Yoshifumi Hatano, com o senhor Kōzō Morishita e também com o senhor Morihiro Kawada* (produtor da TV Asahi), nosso reencontro em Seiya foi como uma reunião de ex-alunos, sabe? (Risos.) Sendo assim, foi fácil penetrar na produção.
No caso dos animes com difusão comercial na TV, no que tange à música, a praxe é compor todas as músicas de fundo que usarão no seriado e entregá-las antes de a transmissão se iniciar; contudo, particularmente em Seiya, incluindo os filmes, tenho recebido o favor de me permitirem gastar mais do que o usual em animações convencionais com orquestras sinfônicas e afins.
Na medida em que o pessoal do estafe, começando pelos produtores, dá valor à música, é uma bênção. Na hora de fazer as músicas, como meu método consiste em, primeiramente, pedir que me informem sobre os personagens e, inspirado por isso, construir uma imagem interna e ir escrevendo, não costumo ter muito contato com o mangá ou script. Quanto à música em si, inclusive em Seiya, esforço-me para fazer um som asséptico, músicas sem vulgaridade.
Inigualável, o maestro Yokoyama escreveu as mais belas melodias da história da animação japonesa. Composta pelo maestro e entoada pela voz excelsa da senhora Kazuko Kawashima, a canção O Dilúvio de Deucalião continua a fascinar os ouvintes ainda hoje
Neste ano, recebi o Prêmio da Música de Animes por Seiya; estou feliz por terem considerado que o modo que as fiz é compatível com os personagens desenhados pelos senhores Kurumada e Araki. Na verdade, acho que tudo se deve ao apoio dos fãs, por sempre assistirem à transmissão.
É claro que eu também estou envolvido, mas, de qualquer forma, os desenhos são incríveis. (Risos.) São tão minuciosos, tão detalhados que o pessoal do estafe deve ficar em apuros toda semana. Por ficar tão íntimo dos 5 protagonistas, eu sofro como se fossem da minha família… (Risos.)
Outra parceria do maestro com a senhora Kawashima, a divina canção O Amor de Atena foi, indubitavelmente, o grande momento do primeiro média-metragem
Como fico presente até a finalização dos filmes cuja música é de minha responsabilidade, no momento de assistir à primeira prévia, meu coração já fica palpitando. Sou tão fã da Shaina que pedi ao pessoal do estafe uma imagem em celuloide. (Risos.)
A senhora Kazuko Kawashima foi a principal atração do concerto da orquestra Pegasus Symphony em Paris, no dia 9 de abril de 2016
O filme deste verão também… eu gostaria que viessem aos cinemas para vê-lo sem falta.
*Obs.: embora não se possa precisar se a confusão foi gerada pelo profissional responsável pela transcrição dos depoimentos ou pelo maestro Yokoyama, os nomes dos produtores da TV Asahi Morihiro Katō e Masayoshi Kawata foram amalgamados.